domingo, 5 de outubro de 2008

Belo para quem?


O que é belo? O que não é belo? Mulheres bonitas são bonitas por quê? E qual é o padrão de beleza a ser seguido?


Que a mídia nos impõe padrões inatingíveis todas sabemos, mas até onde isso vai? Li uma nota certa vez que dizia que a culpa pelos altos níveis de anorexia no mundo da moda era dos estilistas homossexuais que veriam nas modelos uma espécie de “boneca Barbie” que não tiveram na infância. Eu, particularmente, achei o texto muito mais homofóbico que consciente.


Há alguns meses atrás, o megastar Bono Vox fez uma piadinha infame com Nicole Richie, modelo anoréxica, dizendo que faria uma canção para arrecadar fundos para alimentá-la. Tudo bem que o mesmo tenha afirmado que a “piadinha” teria sido feita para a mídia em geral que, segundo ele, preocupa-se mais com a vida particular das celebridades que com os problemas mundiais. Mas a obsessão excessiva pela “beleza” não seria também um problema mundial que não devia ser alvo de tais piadas?


A menina de 9 anos que quer ser loira, a de 11 que se acha gorda, a de 13 que se acha feia, a de 15 que acha que precisa de silicone. Meninas que têm a falsa idéia de que ser “rebelde” é ter IMC (índice de massa corpórea) abaixo de 18, ter um corpo esquelético e cabelo liso... Não sei, mas isso me preocupa. Não mais que as questões da fome, das guerras e de tantas outras questões, mas me preocupa. Eu me inquieto ao saber de Anas e Myas.


Um estudo realizado com 3000 mulheres de 10 países revelou dados surpreendentes. Feito pela Dra. Nancy Etcoff (Universidade de Havard) e pela Dra. Susie Orbach (Escola de Economia de Londres) a pedido da DOVE , uma das maiores marcas de produtos de beleza do mundo, o estudo mostrou que 50 % das mulheres afirmam estar acima do seu peso ideal, 75% delas consideram sua beleza mediana e apenas 2% se consideram bonitas. Esse último índice é maior no Brasil (6%), o maior percentual de todos os países onde o estudo foi realizado, o que não deixa de surpreender, já que a famigerada mídia brasileira é cruel nas imposições de beleza. O que mais surpreende nisso tudo é que justo uma empresa de produtos de beleza, que muitas vezes é encarada como vilã, realizou uma pesquisa deste tipo e propôs uma campanha pela “real beleza”.


Que muitas têm o espelho, a balança e a tv como inimigos declarados todos nós sabemos, mas também temos consciência de que possuímos uma beleza toda especial. A beleza está nas“imperfeições” perfeitas (celulites, estrias, rugas) que todo mundo tem. O resto é photoshop, intervenções cirúrgicas, maquiagem... O resto é irreal, é falso...


Por isso que Bebe, minha cantora preferida, diz:


“E está cansada de jogar a toalha


E vai tirando pouco a pouco as teias de aranha


Não dormiu esta noite, mas não está cansada


Não se olhou em nenhum espelho, mas se sente tão bonita.


E colocou rímel nos cílios


Hoje gosta do seu sorriso


Não se sente uma estranha


Hoje sonha o que quer


Sem se preocupar com nada


Hoje sabe que sua vida nunca mais será um fracasso


Hoje vai descobrir que o mundo é só para você


Que ninguém pode te ferir, ninguém pode te ferir


Hoje vai compreender que o medo se pode romper com um simples não


Hoje vai rir porque seus olhos estão cansados deste pranto, deste pranto


Hoje vai conseguir rir até de você mesma e ver tudo o que você conseguiu”


(Ella, Pafuera Telarañas, Bebe)

Um comentário:

Anne disse...

por isso domos gostosas!