segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Miss Sarajevo


Miss Sarajevo é, sem dúvidas, uma das mais belas canções da banda irlandesa U2. A música gravada em 1995 em dueto com o tenor italiano Luciano Pavarotti é cercada por boas histórias.
A primeira é que Pavarotti teria implorado a Bono Vox por um dueto e, diante de várias negativas de Bono, o tenor teria dito que ligaria para o cantor todos os dias e todas as horas até que o irlandês aceitasse a oferta. A oferta, segundo Bono, era uma honra (mesmo com toda a dificuldade para encaixá-la em um disco semi-finalizado). O álbum já estava quase pronto e Bono alegava não ter mais nenhuma canção, Pavarotti teria respondido: "Deus colocará uma canção no seu coração".
Dito e feito. Miss Sarajevo foi escrita durante a guerra da Bósnia, conflito ocorrido entre 1992 e 1995. Bono teria achado um verdadeiro absurdo ocorrer um concurso de beleza na capital da Bósnia, Sarajevo, em plena onda de horror que cercava o país. Para ele, o concurso para a escolha da Miss Sarajevo era uma tentativa de desviar a atenção do povo bósnio do mais importante: os horrores da guerra. “Há tempo para tudo” e com certeza aquele não era tempo de pensar quem seria a solteira mais bonita de Sarajevo, né?
Inspirado pelo capítulo 3 do livro de Eclesiastes que propõe que “há tempo para tudo sob o céu”, Bono escreveu a canção que tentava fazer o mundo esquecer um pouco das futilidades e vaidades e se voltar para os males da guerra.
Belíssima canção.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.”

Eclesiastes 3:1-8

Nenhum comentário: